Software Máxima

O MAXIMA é um sistema para a manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, vetores, matrizes, entre outros. O MAXIMA produz resultados de precisão elevada, e pode traçar funções e dados em duas e três dimensões. O código de fonte do MAXIMA pode ser compilado em muitos sistemas, incluindo Windows, Linux, e MacOS X.
O MAXIMA é um descendente de Macsyma, o sistema legendário de álgebra do computador desenvolvido nos anos de 1960 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. É o único sistema baseado em Macsyma ainda publicamente disponível e com uma comunidade de usuários ativa. A filial do MAXIMA de Macsyma foi mantida por William Schelter. Em 1998 obteve a permissão liberar o código fonte sob a GNU General Public License (GPL). Eram seus esforços e habilidade que fizeram a sobrevivência do MAXIMA possível. Desde então um grupo dos usuários e de colaboradores deu forma para trazer o MAXIMA a uma maior audiência. Assim sendo o MAXIMA é considerado um software livre, podendo então ser usado sem necessidade de registroe pagamento, isto é, um software gratuito. Um dos poucos nessa área.












FONTE: Tutorial do MAXIMA 5.9.2 Porf. Bruno F. Milaré de Macêdo disponivel em: http://www.ime.unicamp.br/~marcio/tut2005/maxima/042290Bruno.pdf 

O software máxima é gratuito e está disponível para download em:
 http://maxima.sourceforge.net/download.html

Comentários

Postagens mais visitadas